Escolha uma Página

ROMARIA DE APARECIDINHA 2018

Grupo Imagem fotografa a Romaria de Aparecidinha 

A tradicional Romaria de Aparecidinha, que chega a 118ª edição, neste domingo 09 de Julho, com estimativa de reunir 50 mil fiéis vindos de diversas cidades do Brasil e da região. Apesar da greve dos trabalhadores do transporte coletivo em Sorocaba, que deixa incerta a volta para a casa dos romeiros, o padre José Antônio Leite, da paróquia de Aparecidinha, está otimista com a presença dos católicos. A romaria começa com missa às 5 horas na Catedral Metropolitana de Sorocaba e a procissão, que carrega a pequena imagem, de 13 centímetros, de Nossa Senhora Aparecida, deve atravessar a cidade até o bairro. O trajeto perfaz cerca de 16 quilômetros.

De acordo com o pároco, após a missa na Catedral Metropolitana de Sorocaba, romeiros seguirão até o bairro de Aparecidinha. Avenidas e ruas serão interditadas, ao trânsito de veículos, para a passagem dos fiéis. A expectativa é que os participantes da procissão comecem a chegar no destino final por volta das 10 horas. O trajeto da romaria, que terá início na rua XV de Novembro, seguirá sobre a ponte Francisco Delosso. “Não terá queima de fogos por um comprometimento da igreja, mas, sempre há um ou outro romeiro que leva, e isso não temos como impedir”, disse o padre. A caminhada segue pelo percurso a saber: Avenida São Paulo, Rua Padre Madureira e Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. A procissão continua na Avenida 3 de Março e os romeiros caminham por um trecho de terra até a chegada ao bairro Aparecidinha. Tradicionalmente, durante o percurso, é feita uma parada na Santa Casa de Misericórdia, onde a imagem da santa é levada a quartos de pacientes.

Uma missa no novo Santuário de Aparecidinha será celebrada  às 10 horas e 30 minutos, que será dirigida pelo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, o qual também deve percorrer os 16 quilômetros, caminhando e rezando junto aos fiéis. Neste domingo, destaca o padre José Antônio, também será comemorado o aniversário de 6 anos de ordenação do arcebispo. “Será uma grande festa e um dia muito feliz”, disse o pároco. Para encerrar as atividades da romaria, ao meio-dia, na praça em frente ao santuário antigo de Aparecidinha haverá uma outra missa celebrada pelo padre Kojak.

Fé que se renova

A procura pelo emprego ou proteção para se manter nele, deve ser a principal motivação para que os católicos participem anualmente da romaria, acredita o padre José Antônio. É nesse momento, de crise, afirma, que a população busca mais o sagrado. “Nesses momentos de incerteza é que as pessoas buscam ainda mais fortalecer a fé, e eu acredito que no domingo vamos ter, mais uma vez, um mar de gente levando nossa santa.”

Sem ônibus

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informou que os trabalhadores da categoria não irão interromper a greve aos finais de semana. “No domingo, como não existe horário de pico, estará em circulação na cidade 50% da frota segundo a tabela normal das empresas STU e CONSOR para final de semana”, divulgou a entidade por meio de nota.

 

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/801581/romaria-de-aparecidinha-acontece-neste-domingo-em-sorocaba

Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Video de Sorocaba

Rua Jouberte Wey, 42, Jardim Vergueiro, Sorocaba, SP

15-3227-2099 – 15-98103-5351

contato@grupoimagem.org.br