10/11/2022 às 22:38 Eventos

VARAL FOTOGRÁFICO - OCUPAÇÃO ARTÍSTICA FINADOS

69
4min de leitura

VARAL FOTOGRÁFICO - OCUPAÇÃO ARTÍSTICA FINADOS

  • Quando: 15/11/2022
  • Horário: das 14h às 18h
  • Local: Praça Frei Baraúna - Sorocaba - SP
  • Como participar: Livre

Convidamos todos os fotógrafos amadores ou profissional para participar do Varal Fotográfico, trazendo sua câmera para registrar o evento e suas fotos no tamanho mínimo de 20x30cm, colorida ou preto e branco com tema livre. Clique aqui e veja fotos do varal de 2020.

Saiba mais sobre o evento:

Datas comemorativas servem para voltarmos a atenção a um determinado tema, para nos lembrar que passado aquele momento o que resta é uma atitude em acordo com a reflexão que elas nos convocam, aliás atitude e memória são aliadas do desejo de transformação que todos temos de ser cada vez melhores pais, filhos, cidadãos, parceiros... por isso quem guarda lições do passado tende a evitar erros recorrentes e mais, a aprimorar o conhecimento deixado por nossos antecessores. Em tese assim deveria caminhar a humanidade!

 A cidade em que vivemos é feita de um emaranhado de histórias, muitas delas sepultadas definitivamente por falta de registros ou de transmissão da memória ainda que oral, por isso a importância da cultura! É através da música, da literatura, das artes visuais que conseguimos captar o significado de cada momento, os desejos que emanam da existência de indivíduos e da sociedade são capturados pelo artista através de sua sensibilidade que extrai a essência dos conflitos, das paixões, dos medos e conquistas, é como um condutor de emoções e de ideias que transcendem a materialidade e que através de suas obras são revividas em nossos corações e mentes, num misto de deslumbre e questionamento.

 Por isso é fundamental honrar nossos mortos, há nesse gesto uma grandeza de se saber parte de um processo orgânico de vida, como uma equipe que percorre pequenos trechos e vai passando o bastão para o próximo, em uma corrida onde a posteridade é a meta, a confirmação de que existimos!

 Nesse mês de novembro onde celebramos o Finados, o movimento Ocupação Artística convida os sorocabanos a festejarem a memória de seus artistas, conhecendo um pouco mais de seus feitos e trajetórias, participando com alegria das apresentações que serão realizadas por quem atualmente faz a arte acontecer por aqui. Já estão confirmadas mais de 60 apresentações entre música clássica, cururu, MPB, dança, teatro, artes plásticas e literatura todas de forma voluntária com o intuito de homenagear os colegas de trabalho que já se foram.

 Na página do movimento existe um vídeo com fotos da maioria dos homenageados e seria ótimo que as pessoas que tiverem mais informações da biografia de cada um contribuísse com informações e divulgando essa homenagem.

 Como diz o cientista Carl Sagan somos feito de poeira de estrelas e através da lembrança podemos enxergar a luz que elas ainda emana ainda que já não existam materialmente.

 Artistas que já confirmaram presença na música: Júlio Moura, Carlos Madia, Lúcia Bismara , João Bid, Cássio Carlota, Evandro Marcolino, Vinícius Paes, Eraldo Basso, Tereza Badini, Marcos Boi, Gilson e Nicinha, Zeca Collares, Robson Silvestrini, Vanessa Ortiz, Marquinho Pereira, João Caramez, Ramon Vieira, Daniele Domingos, Julinho Simpatia, Juan Lomardo, Marisa Lobo, Bárbara Pistilla, Beto Sforcin, Luiz Anthony, Thiago Ismael, Fabinho 7 cordas, Bruno Pandeiro, Arthur Macedo, Cláudio Silva, Flávio Laggo, Meniam, Márcio Brown, Joca Moreno, Marta e Inês, Don Beto, Álvaro Mestre, Antônio Pádua, Henrique Pazetti, Carlos Navarro, Maestro Cadmo Fausto, cantores líricos, Nilcéia Récio, Marilu de Paula, Eduardo Silva, Fábio de Paula, Eulália Moraes, Mariane Gusmão, Atores: Merlim Sarubo, Dado Carvalho, Silvana Sarti, Nanaia de Simas, Harold Arias, Patrícia Nolasco, Roselaine Cruz, Benê de Oliveira, Roberto Samuel, Tânia Orsi, José Simões, Gustavo Godzila, Zé Bocca, Fernando Kudder, Alexandre Franklin, Edeson Souza, Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, Cia de dança

Abayomi´n, Felipe Alduína , Juca Mencacci, Carlos Cavalheiro, Beto Costa , José Rubens Incao, Méia Pereira, Manoel Francisco, entre outros.

 Estão sendo convidados os alunos dos cursos de artes da Uniso, do Núcleos de Cultura da Unesp, Ufscar e das escolas de ensino médio pois é fundamental que conheçam um pouco da história de quem fez e de quem faz arte em Sorocaba!

 A participação é livre e a atividade acontece na praça Frei Baraúna das 14 às 18hs, os organizadores recomendam que as pessoas levem cadeiras, cangas para sentar e água! Os parentes e amigos que puderem levem objetos artísticos (livros, discos, quadros...) produzidos por seus entes queridos para que o público possa conhecer parte desse acervo.

 A história da Ocupação Artística surge após a decisão do estado de colocar o prédio do Fórum Velho em leilão, a partir daí um grupo de artistas tomou a decisão de zelar pela história do local, mostrando que a praça Frei Baraúna é para a cidade um território sagrado para o culto das artes, que por décadas abrigou importantes instituições de formação e promoção cultural que revelaram talentos, que nortearam escolhas de vida profissional, que sensibilizaram a população, provocando uma relação de afetos que atravessou gerações, de lá para cá foram dezenas de encontros que podem ser conferidos nas páginas do movimento onde há registro das atividades com apresentações e depoimentos.

Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba

Rua Hortencio Piaya Martinez, 110, Jardim Prestes de Barros, Sorocaba, SP - 18021-250 / 15-98114-0891 (WhatsApp) / 15-3346-2099

10 Nov 2022

VARAL FOTOGRÁFICO - OCUPAÇÃO ARTÍSTICA FINADOS

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Artista de Rua Artistas Artistas mortos Bailarinos Brasil Cantores Dançarinos Finados fotografos Pintores Praça Frei Baraúna São Paulo Sorocaba

Quem viu também curtiu

29 de Jul de 2022

Curso Videographer e Editor de Vídeo

14 de Mar de 2023

Fotógrafos Famosos

27 de Jul de 2022

Curso de Fotografia Avançada

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp