20/05/2022 às 10:39

Tradicional Desfile dos Tropeiros

91
4min de leitura

O Grupo Imagem Núcleo de Fotografia de Sorocaba, irá fotografar mais uma vez a Tradicional Desfile dos Tropeiros, todos os fotógrafos estão convidados, nosso encontro será as 8:30h do dia 29/10/2022 no Clube União Recreativo Campestre, Jardim Guadalajara, Sorocaba, SP.

Veja fotos de outros Deslile dos Tropeiros

Para celebrar a 55ª Semana do Tropeiro, a Prefeitura de Sorocaba realiza, no dia 29 de maio, a partir das 9h, o tradicional Desfile dos Tropeiros na cidade, que, neste ano, se une à 2ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!. A concentração será às 8h30, no Clube União Recreativo Campestre, no Jardim Guadalajara, com destino ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté, onde haverá uma grande festa, passando em frente ao Monumento ao Tropeiro, próximo à Santa Casa de Misericórdia, na Avenida São Paulo, local onde o grupo receberá a costumeira benção.

O objetivo da Prefeitura de Sorocaba, ao promover esses importantes eventos, é resgatar a cultura Tropeira do município, mantendo viva a memória a respeito da participação da cidade no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo, além de arrecadar alimentos para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).

A iniciativa será realizada por meio das secretarias municipais do Gabinete Central, Cultura (Secult), Governo (Segov), Comunicação (Secom), Serviços Públicos e Obras (Serpo), Cidadania (Secid) e Fundo Social de Solidariedade, com o apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar, incluindo a sua Cavalaria Montada.

“Convidamos todos a prestigiarem este grande evento de resgate ao Tropeirismo em Sorocaba, que é uma das tradições da nossa cidade. Queremos unir a memória da nossa história à solidariedade, por meio da campanha #AFOMENAOEFAKE!”, destaca o prefeito Rodrigo Manga. Tanto no Clube União Recreativo Campestre, quanto no Parque das Águas, haverá postos de arrecadação de alimentos não perecíveis para a iniciativa social.

“A atual gestão tem esse olhar de valorização da cultura local, tendo em vista a beleza e a riqueza que o Tropeirismo guarda em nossa trajetória. Será um belo espetáculo, sem falar na missão social de levar alimento para os que precisam, por meio da campanha do Fundo Social de Solidariedade”, enfatiza o secretário do Gabinete Central, João Alberto Corrêa Maia.

O início do Tropeirismo na cidade ocorreu por volta de 1.750, com o registro de animais no município, o que transformou Sorocaba em passagem de tropas xucras ou arreadas. Como consequência desse evento, eram realizadas as famosas Feiras de Muares, que, normalmente, tinham duração de dois meses. O tropeiro era responsável pela circulação de produtos destinados à exportação e pelo abastecimento das regiões interioranas.

Desfile dos Tropeiros e 2ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!

Uma comitiva, formada por integrantes de diferentes cidades do Estado de São Paulo, realizará a edição 2022 da Tropeada Itararé-Sorocaba, quando serão percorridos quilômetros de estrada, passando pelos municípios que constituíram a Rota Sul do Caminho das Tropas e participando do tradicional Desfile dos Tropeiros e da 2ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!.

Eles percorrerão um trecho de quase 350 quilômetros até Sorocaba, fazendo pouso ao longo do trajeto, relembrando e celebrando a importância do tropeirismo para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do País. Eles sairão de Itararé, no dia 20 de maio, e seguirão pela seguinte rota: Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Itapetininga, Capela do Alto, Sarapuí, Araçoiaba da Serra e Sorocaba. Os tropeiros chegarão à cidade no dia 28 de maio, depois de nove dias de viagem, e farão o pouso no Clube União Recreativo Campestre.

Também poderão participar comitivas e todos aqueles que desejarem com seus animais. A orientação é que os animais estejam com sela e demais equipamentos necessários para a cavalgada, com todo zelo e segurança. Será proibido participar do evento com cavalo magro ou machucado. Os animais deverão estar com ferradura e freio. Não poderá ser utilizada espora ou chicote, sela sem baixeiro, charrete com som alto, bem como consumir de bebida alcóolica no momento do desfile. Também será proibido esbarrar o cavalo.

No dia 29 de maio, às 9h, os cavaleiros e muladeiros sairão do Clube União Recreativo Campestre e percorrerão um trajeto de 12,2 km pelas seguintes vias da cidade de Sorocaba: Rua Francisco Paulo Braion, Avenida Dr. Armando Pannunzio, Avenida Gal. Carneiro, Praça 9 de Julho, Avenida Moreira César, Rua Cesário Mota, Rua São Bento, Rua XV de Novembro, Ponte Francisco Delosso, até chegar na Avenida São Paulo, em frente ao Monumento ao Tropeiro para a tradicional benção, repetindo o trecho que era percorrido pelos tropeiros nos séculos passados.

O Monumento ao Tropeiro foi oferecido a Sorocaba em seu 3º Centenário, pelo Conde Francisco Matarazzo Júnior, em reconhecimento à cidade que o acolheu e foi berço das grandes atividades industriais da família Matarazzo. Durante 150 anos, os tropeiros fizeram a ligação de Sorocaba com o Brasil, transportando mercadorias nos lombos dos animais e semeando cidades. Sorocaba foi a sede dos tropeiros e das Feiras de Muares.

Na sequência, o grupo seguirá pela Rua Padre Madureira, Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, Rua Mário Thame, Ponte Salomão Pavlovsky, Avenida Dom Aguirre, chegando no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, por volta das 12h. Lá, os participantes poderão conferir uma grande festa, com exposição de fotos e diferentes artigos tropeiros, além da apresentação da Orquestra de Violas “Zé Franco” e do cantor sertanejo Diamantino. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99722-2205

Fonte: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-tem-tradicional-desfile-dos-tropeiros-e-2a-cavalgada-solidaria/


20 Mai 2022

Tradicional Desfile dos Tropeiros

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

caminho das tropas cavalgada desfile tropeiros Grupo Imagem história muares mula Sorocaba Tradição tropas tropeirismo Tropeiros Veja Job

Quem viu também curtiu

13 de Fev de 2024

como-tirar-o-mtb

18 de Jan de 2024

Curso de Fotografia e Vídeo com Celular VIP

29 de Jul de 2022

Curso Videographer e Editor de Vídeo

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp