No Dia Internacional da Fotografia, o Cine SMetal presta uma homenagem especial a Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos da história, que nos deixou em maio deste ano.

O evento também celebra o legado do Grupo Imagem www.grupoimagem.org.br, que completará 40 anos em 2026, referência na difusão e valorização da fotografia na região. Entre seus fundadores estão os fotógrafos Edeson Souza e Werinton Kermes, que participaram de um bate-papo junto a outros fotógrafos convidados, discutindo a importância da fotografia como expressão artística, registro histórico e instrumento de transformação social.
Na quinta-feira, 21 de agosto, às 19h, será exibido o premiado documentário “O Sal da Terra”, dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho do fotógrafo). A sessão, gratuita e aberta ao público, acontece na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Embora a entrada seja livre, o SMetal convida o público a contribuir, de forma voluntária, com 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), ajudando no combate à fome e ao desperdício de alimentos.
O filme percorre quatro décadas de trabalho de Sebastião Salgado, revelando seu olhar sensível e comprometido com as questões humanas e ambientais. Da documentação de conflitos e crises humanitárias à exploração de territórios intocados e paisagens grandiosas, sua obra é um convite à empatia, à consciência social e à celebração da beleza do planeta.
📌 Serviço
🎬 Cine SMetal – Exibição do filme “O Sal da Terra”
📅 Quinta-feira, 21 de agosto
🕖 19h
📍 Sede do SMetal – Rua Júlio Hanser, 140, Lageado, Sorocaba
🎟 Entrada gratuita
🤝 Sugestão: levar 1 kg de alimento não perecível para doação ao Banco de Alimentos