08/01/2021 às 11:00 Eventos

Dia do Fotógrafo

813
4min de leitura

O Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, comemora “Dia do Fotógrafo” que está 35ª edição, que neste ano devido a pandemia não realizaremos evento publico.

Dia do Fotógrafo

A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX.

No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando cursos de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia.

O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.

De acordo com a história, foi o abade Louis Compte que trouxe a invenção de Daguérre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II, que aliás, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro.

Controvérsias

A primeira controvérsia a respeito da celebração no Brasil, se refere ao dia exato da chegada de Louis Compte ao Rio de Janeiro. Alguns artigos apontam que a data correta seria no dia 16 de janeiro. Alguns sites apontam ainda a data de 8 de julho como sendo o Dia do Fotógrafo. Porém, não foi encontrado qualquer calendário oficial ou base teórica que justificasse essa escolha.Outra polêmica a respeito da data comemorativa é que segundo o historiador Bóris Kossoy, antes mesmo do Daguerreótipo ter sido anunciado na França, o pesquisador franco-brasileiro Hércules Florence já teria descoberto a fotografia e foi a primeira pessoa a usar o termo, em 15 de agosto de 1832, em Campinas, SP.  interior de São Paulo. Ele esteve em Sorocaba, SP, as feiras de muares o atraiu,ele registrou algumas cenas da então vila. De suas cavalhadas e do curioso processo de compra e venda de muares

De qualquer forma, foi em janeiro de 1840 que a fotografia chegou ao Brasil e por isso nosso Dia Nacional do Fotógrafo é comemorado em 8 de janeiro.

A velocidade com que a notícia do invento do daguerreótipo chegou ao Brasil é curiosa: cerca de 4 meses depois do anúncio da descoberta, foi publicado no Jornal do Commercio, de 1º de maio de 1839, sob o título “Miscellanea”, na segunda coluna, um artigo sobre o assunto – apenas 10 dias após de ter sido assunto de uma carta do inventor norte-americano Samuel F. B. Morse (1791 – 1872), escrita em Paris em 9 de março de 1839 para o editor do New York Observer, que a publicou em 20 de abril de 1839.

Acima a Câmara de daguerreótipo Succe Frères, de 1939 / Westlicht Photography Museum, em Viena, na Áustria e a primeira foto tirada no Brasil com o daguerreótipo, por Louis Compte.

O abade Compte, encarregado pela assistência intelectual e espiritual e pelo ensino de religião, música e canto durante a viagem, no navio escola, o L’Oriental, um navio de três mastros, partiu do porto de Paimboeuf, nas proximidades da cidade francesa de Nantes, em 25 de setembro de 1839, com cerca de 80 pessoas a bordo, entre tripulação e passageiros.  produziu alguns daguerreótipos, em 16 de janeiro de 1840, e, alguns dias depois, apresentou o invento a dom Pedro II (Jornal do Commercio,  20 de janeiro de 1840, terceira coluna). Foi com o próprio Daguerre que o abade havia aprendido a daguerreotipia. Em março do mesmo ano, D. Pedro II adquiriu um daguerreótipo, provavelmente o primeiro da América do Sul.

Marc Ferrez. Retrato de d. Pedro II., c. 1885. Rio de Janeiro, RJ / Acervo IMS

D. Pedro II, o primeiro brasileiro a possuir um daguerreótipo e, provavelmente, o primeiro fotógrafo nascido no Brasil. Seu interesse foi decisivo para a divulgação e o desenvolvimento da fotografia no país. O registro foi produzido pelo pintor e fotógrafo português Joaquim Insley Pacheco (c. 1830 – 1912), um dos mais prestigiados e famosos retratistas do Brasil no século XIX.

Menos de uma no após o anúncio oficial da invenção, em 19 de agosto de 1839, na França, d. Pedro, aos 14 anos – antes de ser sagrado imperador – adquiriu o equipamento, em março de 1840, cerca de três meses depois que o abade francês Louis Compte (1798 – 1868) apresentou-lhe a novidade, no Rio de Janeiro – como se lê no Jornal do Commercio (Jornal do Commercio, 17 de dezembro de 1840, primeira coluna; e 20 de janeiro de 1840. terceira coluna).

Hércules Florence (1804-1879)

Em suas pesquisas, Florence desenvolveu um processo, denominado por ele de “Photographie”, em 15 de agosto de 1832, sendo o pioneiro no uso da palavra. Ele chegou a fazer rótulos e diplomas com materiais fotossensíveis a partir do uso da luz solar.

As feiras de muares o atraiu para Sorocaba, que registrou algumas cenas da então vila. De suas cavalhadas e do curioso processo de compra e venda de muares: animais bons e ruins eram misturados num verdadeiro redemoinho, que depois era desfeito em forma de espiral.

O primeiro fotógrafo a estabelecer-se em Sorocaba foi Júlio W. Durski que por longos anos retratou a imagem de pessoas e produziu uma série de dezoito fotos de vistas da cidade por volta de 1886.

Com o aparecimento das câmeras fotográficas populares intensificou-se a prática da fotografia como arte e documentação. Antonio Francisco Gaspar e Domingos Alves Fogaça deixaram inúmeros trabalhos que revelam aspectos de Sorocaba já desaparecidos. Além deles, encontram-se ainda muitas produções de Francisco Scardigno e irmão, a partir de 1911. Vicente Pesodipani e Alexandre Paschoal, em 1922, Pedro Hoffmann, a partir de 1928. Manoel Cruz Navarro. Porphirio Rogich Vieira e Nobuyoki Okasaki.

Edeson Souza

Fotógrafo

Fontes:

http://brasilianafotografica.bn.br/

http://boriskossoy.com/publicacao/hercule-florence-a-descoberta-isolada-da-fotografia-no-brasil/

Historiador Adolfo Frioli - https://www.facebook.com/adolfo.frioli

08 Jan 2021

Dia do Fotógrafo

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

08 de janeiro abade Compte D.Pedro II Daguerreotipo Dia do fotógrafo Dia Nacional da Fotografia Edeson Souza Edolfo Frioli Fotografia Grupo Imagem Julio W. Durski Rio de Janeiro Sorocaba

Quem viu também curtiu

25 de Jul de 2019

como-tirar-o-mtb

25 de Jul de 2019

Oficina de Fotografia com Celular

13 de Dez de 2020

Curso Videographer e Editor de Vídeo

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp